Episode Transcript
Queridos filhos, queridas filhas, que o Cristo, que amparou tão diretamente Allan Kardec, também nos ampare nesse instante.
Iniciamos uma nova caminhada. Aqui nós teremos o espaço, o tempo e a oportunidade para vislumbrarmos de forma um tanto mais nítida a grandeza da obra de Kardec e da obra dos grandes espíritos que marcaram a história da Terra.
Precisamos entender que para dialogar com os grandes gênios do espaço, compreendê-los, estruturar seus pensamentos em linguagem grosseira da Terra, era preciso alguém muito especial, com talentos muito, muito específicos, desenvolvido ao longo dos muitos milênios. Não foi Moisés aquele que, enfrentando os poderes tirânicos no mundo, arrancou da escravidão o seu povo? Não foi Allan Kardec em contato também com o Mais Alto que trouxe para a Terra as verdades libertadoras, enfrentando ainda uma vez os piores poderes do mundo?
Mas agora temos algo diverso. Mas agora temos algo diferente. Não se trata de se locomover de um lugar ao outro. Trata-se de mudar de lugar do ponto de vista da compreensão, do ponto de vista espiritual. Não se trata de atravessar um território e chegar na terra prometida: trata-se de compreender espiritualmente e elevar-se até a terra prometida. Kardec, portanto, é o missionário que vem vos dar o caminho, o meio, o método, de superar a tua vida de escravidão aos valores de um mundo apodrecido.
Para isso, filho, é preciso entender os princípios estabelecidos por Kardec. Para isso, filha, tens que mergulhar em profundidade no pensamento que Kardec apresenta ao mundo. Muitos não entendem que Kardec não foi um secretário anotando informações. Kardec mergulhou nesse saber. Compreendeu detalhadamente para poder explicar para todos vocês. Kardec é o indivíduo que pôde, sim, mergulhar de forma consciente no pensamento de Deus, auxiliado pelo Cristo, e a partir daí se tornar lúcido o suficiente para entender a sabedoria que cada grandioso espírito trazia para a Terra.
Como avaliar com critério algo que não se entende? Como? Como explicar para vocês um saber complexo se ele não tivesse o assimilado em profundidade? A obra de Kardec, portanto, não se confunde com um mero escriba. Não. Kardec é o líder da renovação planetária, meus filhos. Kardec está à frente, amparado pelo Cristo para o restabelecimento do cristianismo no mundo. Do Consolador, como ele mesmo testemunhou.
Por isso é muito triste ver indivíduos que se acham espíritas desqualificar o testemunho do Codificador. Foi Kardec que disse: o Espiritismo é o Consolador prometido por Jesus. Que veio fazer o Consolador, segundo o Cristo e segundo Kardec? Restabelecer o cristianismo e desenvolvê-lo muito mais. Vocês poderão compreender que Kardec é o grande missionário do restabelecimento dos padrões cristãos da sociedade terrena.
Muitos vaidosos e levianos poderão dizer: “mas onde está isso?”. E eu digo pra você: está no coração dos verdadeiros espíritas. Estará no coração de todos aqueles que irão criar as novas instituições do mundo. Os seres vulgares não entendem a grandeza de Kardec e desafiam irresponsavelmente o testemunho que ele deixou no mundo. Mas nós, sim, nós desencarnados e vós encarnados, construiremos um mundo melhor seguindo o roteiro de Kardec que nos aponta como um primeiro passo a nossa própria espiritualização, a superação do egoísmo mais grosseiro, a superação do orgulho mais estúpido para que nos tornemos menos maus e possamos construir um mundo melhor.
Muitos espíritas zombam do Codificador ao querer distanciá-lo do Cristo. Pagarão caro por sua torpe consciência. Não tem desculpas. É fruto da perversidade de seus corações essa postura, porque o próprio Codificador disse: o espiritismo é o Consolador. A missão do espiritismo é cumprir a promessa do Cristo. Como alguém pode ser estúpido o suficiente e, em nome de Kardec, dizer que isso não é verdade? Pode discordar, não há problema, mas não pode querer perverter com a sua consciência doente o pensamento do Codificador. Isto não pode. Não pode porque é mais uma vez trair o Cristo. Aqueles que traírem o Cristo e se arrependerem serão acolhidos. Mas os traidores contumazes que agora querem trair o Cristo mais uma vez, distorcendo as palavras de Kardec, não serão perdoados, porque cometem o erro, o pecado contra o Espírito Santo - que Kardec ensina que é o Espírito da Verdade, não sou eu.
Entendamos, filhos, o Livro dos Espíritos não é uma obra de lazer ou de estudo superficial. O Livro dos Espíritos é a luz mais poderosa que existe nesse mundo. É preciso sintonizar com ele. É preciso vasculhar cada palavra. É preciso viver cada conceito, no grau possível, para que vocês possam, no meio das trevas do mundo, saberem que caminho seguir.
Dizemos, portanto, filhos e filhas, que o Livro dos Espíritos é o estruturador do Consolador no mundo. O Livro dos Espíritos é o feixe de luz que irá se desenvolver ou, se quereis outra imagem, o Livro dos Espíritos é a semente entre as preciosas sementes que o Cristo colocou no mundo.
Nós sabemos da movimentação do Cristo em torno de Allan Kardec para a estruturação desse livro. Não permitiremos que os levianos zombem disso, impunemente. Suas consciências arderão, nós sabemos. Porque participamos da reunião conduzida pelo Mestre e ouvimos de seus lábios divinos, se assim podemos nos expressar para vocês, a seguinte revelação: “está no mundo, hoje, o Consolador. Que ele cresça e floresça em todos os corações, porque todos aqueles que o servirem verdadeiramente serão benditos no reino de meu Pai. E todos aqueles que por Ele amarem e morrerem serão os que estarão nos primeiros assentos no grande festim de núpcias.”
Atentemos, todos nós somos convocados a participar da obra do Consolador. Que ela comece hoje, filho. Que ela comece agora, filha, em teu coração. Não prega o Consolador para o mundo, prega-o a ti mesmo e, com teu coração transformado, serás um verdadeiro cristão.
Que a paz nos abençoe hoje e rogo a Deus que o trabalho que hoje se inicia, nos encontre dispostos e à postos na sua conclusão, em 31 de março de 2036, quando haveremos juntos, com o pensamento elevado, louvar ao Criador do Universo, por Cristo e por Kardec, os nossos verdadeiros mestres.
Que a paz se instale em ti,
do amigo espiritual de sempre.