Episode Transcript
Queridos filhos, queridas filhas, que o Cristo, nosso amigo sincero, esteja conosco nesse momento, nos auxiliando a compreender a importância dos temas que estamos tratando aqui.
Não é possível mais que um Espírita sério, que queira de fato compreender Alan Kardec, possa simplesmente achar que lendo uma frase ou outra vai conseguir compreender a grandeza da obra de Kardec. Simplesmente é impossível.
Vamos precisar entender como Kardec interpretou as Santas Escrituras, vamos precisar saber o que Kardec queria dizer em cada pergunta e o que os espíritos quereriam dizer em cada resposta. Tudo isso exige a busca de um equilíbrio emocional. Tudo isso exige a busca da verdadeira humildade intelectual. Não ser esses tolos aí que se dizem espíritas “ah, eu li aqui e pronto”. Não pode ser assim. Temos que ter respeito pelo que estamos estudando.
Temos que indagar: “o que será que ele queria dizer”; “quais são as possibilidades interpretativas”. Para, apenas depois, irmos construindo uma compreensão verdadeiramente espírita. Iremos estudar muito aqui cada uma dessas questões, para que vocês não sejam tolos e ingênuos que acham que “ah, está escrito isso e pronto”. Sabe por que, filhos? Porque hoje praticamente ninguém entende o Espiritismo no mundo, esta é a triste verdade. Porque acha que, “ah, está escrito isso e significa aquilo”. Mas quem disse? Está de acordo com a própria codificação? Está de acordo com a obra de Kardec? Está de acordo com todas as orientações principais? Está de acordo com o Evangelho? Porque se o próprio Kardec diz que o Espiritismo vem desenvolver e explicar o Evangelho, tem que estar de acordo.
“Ah, mas nesse ponto é diferente do Evangelho”. Então está errado. Porque Kardec diz que o Espiritismo não muda nada dos princípios do Evangelho, e é isso que eu queria destacar. O Espiritismo não pode mudar princípios do Evangelho, segundo Kardec, porque se fizer isso ele está errado. Porque os princípios do Evangelho vêm de Deus. O Espiritismo não sabe mais do que Deus.
Não é a palavrinha ali que vocês gostam de ficar brigando. É o princípio. É a lei de Deus que aquilo está expressando. Por isso o Livro dos Espíritos vai ter as leis de Deus, porque quando você sabe quais são as principais leis de Deus, você vai poder entender melhor o Evangelho.
Tudo isso vamos mostrar para vocês quando chegar nesses capítulos, em toda a terceira parte, para que vocês sejam capazes de, de fato, interpretar; para que vocês sejam capazes de, de fato, entender; para que vocês, de fato, sejam capazes de compreender cada coisa.
Vamos mostrar tudo isso passo a passo, para que não haja confusão, para que não haja desculpas de pessoas que querem mentir e “ah, não sabia”, agora vai poder saber, porque vai ficar tudo muito claro para que você não seja enganado por tanto farisaísmo que tem no movimento espírita.
Tem espíritas envolvendo o espiritismo com materialismo, dizendo que são parecidos. É uma fraude! Não pode! Respeitamos qualquer ideia, mas é diferente. Espiritismo jamais poderá ser comunismo, Espiritismo jamais poderá ser budismo, Espiritismo jamais poderá ser nazismo, porque tem princípios muito diferentes e no caso de nazismo e de comunismo, são princípios que se opõem.
Não é possível. Não é possível aceitar isso, nenhuma doutrina materialista poderá ter afinidade profunda com o Espiritismo. Nenhuma.
Mas Espíritas parecem que não entendem essas coisas mínimas e começam a dizer que sim, que Espiritualismo e Comunismo são parecidos. Não são. A meta do Comunismo é destruir o Espiritismo. A meta do Comunismo é destruir todo o Espiritualismo e quem estuda sabe e fica enganando vocês. A meta do Espiritismo é servir ao Cristo. A meta do Espiritismo é ajudar cada um de vocês a entender a grandeza do Evangelho. A meta do Espiritismo é fazer com que, estudando o magnetismo, estudando mediunidade, vocês entendam melhor Jesus de Nazaré.
Esta é a meta do Espiritismo: é tornar vocês mais cristãos, como disse Kardec, porque só é verdadeiro Espírita, diz Kardec, quem é verdadeiro cristão. Não tem coisas diferentes. Então peço muita atenção de vocês em tudo isso, peço muita atenção, porque os estudos que faremos aqui irão mostrar cada coisa para vocês e vocês vão poder entender, principalmente, que na grande parte das questões de O Livro dos Espíritos se fala de Evangelho de Jesus.
Isto é fundamental. Kardec vem explicar o Cristo, então é importante que entendamos o que Kardec diz. Por quê? Senão não entenderemos o que o Cristo diz e o Cristo é a luz do mundo e sem a luz desse mundo, nós ficaremos loucos e cegos.
Peço então, meus filhos, que vocês se preparem para um estudo que será firme, seguro. Será construído passo a passo e garanto a vocês, quem acompanhar com seriedade esse estudo jamais será enganado pelos mentirosos de plantão, e os fariseus não terão mais poder sobre vocês, porque muitos de vocês, filhos, muito de movimento Espírita está completamente dominado pelos fariseus, que defendem suas coisas abomináveis.
E movimento espírita acha que é normal. Não é. Cristo não acha que é normal. Kardec não acha. Ninguém acha, ninguém honesto e saudável da mente acha que tantas coisas que estão se propondo aí é normal. E o Espiritismo vem ensinar a vocês não a serem esses briguentos aí de dia-a-dia, mas serem espíritos lúcidos que carregam paz no coração, mas que também têm coragem suficiente para dizer não a tudo aquilo que é anticristianismo.
Por isso, filhos, peço que se preparem, que leiam, que meditem, peço que se preparem para o próximo estudo. Sim, leiam o item 3 e nós traremos histórias muito interessantes no próximo programa que vocês entenderão porque terão estudado o item 3.
Que vocês permaneçam em paz,
Do Amigo Espiritual de Sempre.